Bem-vindo

PortuguêsEnglish

Lopez Cano Rubén Lopéz Cano é um musicólogo mexicano, radicado em Barcelona. É licenciado em Música pela Universidade Nacional Autónoma do México e é doutor em História e Ciências Musicais pela Universidade de Valladolid e Musicologia pela Universidade de Helsínquia.

As suas linhas de investigação prendem-se com:


Alguns dos seus livros mais reconhecidos são:
Escreveu vários artigos sobre música espanhola e latino-americana e colabora na edição de periódicos como a Revista Transcultural de Música (SIBE), Observatorio de Prácticas Musicales Emergentes; Instrumentos para la Investigación Musical (SIBE), entre outros. Atualmente é professor na Escola Superior de Música da Catalunha.



Lopez Cano Úrsula San Cristobál é performer, instrumentista e investigadora. Nascida em Santiago do Chile, Úrsula estudou música antiga e flauta de bisel mas rapidamente fundiu essa aprendizagem com a performance interdisciplinar e a pesquisa artística. Em 2007 fundou o Grupo Cruce com Francisco Gonzalez, um grupo de fusão de música antiga, performance e instalação. Um ano depois fez o Bacharelato na Universidade Católica Pontifícia do Chile e em 2012 tornou-se mestre em Musicologia pela Universidade de Valladolid. Em 2013 ganha uma bolsa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo Italiano para fazer o Mestrado na Universidade de Milão e ainda conclui o Bacharelato em Flauta de Bisel na Civica Scuola di Musica em Milão.

Atualmente frequenta um PhD em História da Arte e Musicologia na Universidade Autónoma de Barcelona, é performer experimental freelancer e ensina pesquisa artística, arte interdisciplinar do século XX, linguagem audiovisual e História da Arte Moderna na ESERP Business School of Barcelona.

López-Cano e Úrsula San Cristóbal são os autores do livroInvestigación artística en Música: Problemas, experiencias y propuestas (2013), co-financiado pela Escola Superior de Música da Catalunha e pelo Fundo Nacional para a Cultura e para as Artes do México, no âmbito do Grupo Recerce Investigacó i Creació Musicales.