Bem-vindo

PortuguêsEnglish

Silvia Martinez Sílvia Martínez é etnomusicóloga, especialista em música popular urbana. Concluiu o seu doutoramento em 1997 na Universitat de Barcelona com uma tese sobre o heavy metal, após completar os seus estudos na Université de Montreal (Canadá) e na UCLA (EUA). Trabalhou como investigadora no Departamento de Musicologia do CSIC e no Forschungszentrum populäre Musik da Humboldt Universität de Berlim (Alemanha).

Actualmente é professora de musicologia na Universitat Antónoma de Barcelona e na Escola Superior de Musica de Catalunya. Nos últimos anos foi convidada para leccionar cursos e seminários na Columbia University (USA), CUNY (USA), Hofstra University (USA), Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Universidade de Aveiro (Portugal), Université Toulouse II – Le Mirail (França), para além de várias universidades catalãs e espanholas.
Sua investigação gira em torno de aspectos teóricos e históricos da música popular urbana espanhola, com ênfase na perspectiva pós-colonial e de género.
Participa em diferentes projectos internacionais, entre eles do European Popular Musics Group (coordenado pelo Dr. Stuart Green da University of Leeds) e do Euro-Bollywood Research Network (coordenado pelo Dr. Rajunder Dudrah da Manchaster University). Alguns dos temas recentes que tem investigado incluem as práticas culturais na diáspora, os cantautores espanhóis do último franquismo e a copla.

Publicou artigos com temas muito diversificados: