Bem-vindo

Português English

Vincent Dubois Vincent Dubois é sociólogo e investigador em ciências políticas. Concluiu o doutoramento em Ciências Políticas pela Universidade de Lyon em 1994. Foi membro honorário do Institut Universitaire de France (2007-2012), membro Florence Gould do Institute for Advanced Study em Princeton, nos EUA (2012-2013). Foi investigador associado no Centre Européen de Sociologie et Science Politique (Paris) e no Institut d’Études Avancées da Universidade de Strasbourg (2014-2016). Recebeu a medalha de bronze do CNRS en 2001.

É actualmente professor no Institut d’Études Politiques da Universidade de Strasbourg onde dirige o master Sciences Sociales du Politique e é membro do laboratório SAGE (UMR CNRS). Investiga no domínio da sociologia e das políticas da cultura, as políticas linguísticas, o tratamento público da miséria e, de uma forma geral, sobre a sociologia da acção pública.
As suas pesquisas em torno das políticas culturais e autonomia dos actores culturais – sobretudo ao nível da criação artística – apoiam-se em investigações em comunidades musicais.
Publicou mais de 70 artigos em revistas científicas e é autor de oito livros, entre os quais: